Cromoterapia

CROMOTERAPIA

Padrões psicoemocionais e associações físicas dos chakras:

(Terapêutica: Infrativo: cor de estímulo por 20seg. Sobreativo: cor complementar por 20seg. Bloqueado: cor complementar por 20seg. em movimento circular e 20seg. da cor de estímulo).

 

1° CHAKRA RAIZ Gônadas e reto

VERMELHO

Complementar: verde

INFRATIVO SOBREATIVO
Problemas de coluna e costas Problemas nos rins e supra-renais
Desconfiança, indiferença, negatividade, queixoso, ausência de iniciativa e desesperança. Culpa nostalgia, autodestruição.

 

2° CHAKRA SACROGônadas e células de Leydig

LARANJA

Complementar: índigo

INFRATIVO SOBREATIVO
Impotência e frigidez Enfermidades do ap. reprodutor e excitação sexual
Medo, sentimento de inferioridade, covardia, frustração, depressão, auto-justificação, sexualidade diminuída. Violência, sexualidade obsessiva, manipulação, arrogância e descriminação, ciúme.
3° CHAKRA PLEXOSupra-renais e estômago

AMARELO

Complementar: violeta

INFRATIVO SOBREATIVO
Distúrbios estomacais, do fígado e vesícula, enjôo. Desordens nervosas, de pele, úlceras e cálculos.
Confusão mental, falta de organização, perda da ambição e confiança, depend. de opiniões alheias, depressão e frieza. Ansiedade, descontrole emocional, hipocrisia, excitabilidade, preocupação, temperamento explosivo.
4° CHAKRA CORAÇÃOTimo e coração

VERDE

Complementar: vermelho

INFRATIVO SOBREATIVO
Problemas circulatórios e de sangue Stress e hipertensão
Hiperemotividade, sentimentos confusos, falta de expressão afetiva, não supera traumas. Desresponsabilidade, moral baixa, mesquinhez, egoísmo, possessividade, ressentimento, incredulidade e sobrevalorização.

 

5° CHAKRA GARGANTATireóide e laringe

AZUL TURQUESA

Complementar: laranja

INFRATIVO SOBREATIVO
Alergia, asma, laringite, fadiga e vertigens. Problemas de tireóide, garganta, pulmões e fala.
Falta de comunicação, timidez, melancolia, dúvidas, isolamento, lentidão mental, passividade. Locução extremada, conservadorismo, incapacidade de adaptação, concentração deficiente, ofensividade.

 

6° CHAKRA FRONTAL Hipotálamo e mesencéfalo

ÍNDIGO

Complementar: laranja

INFRATIVO SOBREATIVO
Sinusite, enxaqueca, catarro e problemas pituitários. Problemas do sistema nervoso, olhos e ouvidos.
Falta de idealismo e imaginação, criatividade, retração, cansaço, hipersensibilidade, obsessão e medo da obscuridade. Descontrole, instabilidade mental, percepção exacerbada, fantasia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7° CHAKRA COROAPituitária e córtex

VIOLETA

Complementar: amarelo

INFRATIVO SOBREATIVO
Enxaqueca, problemas oculares e falta de oxigenação. Pressão craniana e alucinações
Stress mental, psicose, temor, superstição, fantasias e distração. Intolerância aos demais e ao diferente, necessidade de reconhecimento, irresponsabilidade, ansiedade de poder, impulso místico exagerado.

Obs: A mensuração, análise e interpretação dos centros energéticos podem ser feitos das seguintes formas:

v     Análise bioenergética: captaçãovibracional, térmica ou elétrica da área do centro energético.

v     Análise Psicoemocional: interpretação de sintomas emocionais, psíquicos e comportamentais do indivíduo.

v   Análise Psicossomática: relação de um estado emocional ou mental com uma patologia orgânica.

 

FÍSICA DA LUZ

A luz é formada por ondas eletromagnéticas, sendo que tem a velocidade c=λ.F

c velocidade da luz.

λ comprimento de onda.

F freqüência.

Quanto menor a freqüência, maior o comprimento de onda = cores quentes.

Quanto maior a freqüência, menor o comprimento de onda = cores frias.

O espectro de luz visível pode, então, assumir diversas cores desde o violeta até o vermelho em função do comprimento de onda.

Ultravioleta ou índigo = polaridade negativa, alcalino.

Vermelho ou infravermelho = polaridade positiva, ácido.

v     EFEITO FOTOELÉTRICO: (HEINRICH HERTZ)

Demonstrou que a luz pode alterar a composição elétrica de qualquer substância material quando a energia da luz é transferida aos elétrons da matéria criando uma corrente elétrica.

 

v     TEORIA CORPUSCULAR DA LUZ: (EINSTEIN)

Propôs que a luz é composta por unidades chamadas fótons, onde esta tem uma natureza dual, ora partícula, ora onda.

v     TEORIA ONDULATÓRIA DA LUZ:

(HUYGENS): conclui que a luz se transmite por meio de ondas.

(TOMAS YOUNG): concluiu que uma onda sofre interferência de outra.

(MAX PLANK): explica a interação entre matéria e energia, onde envolve absorção e emissão de partículas de energia.

v     BIOFÓTONS: (FRITZ POPP)

Descobriu que as células do corpo possuem luminosidade, onde estas reagem entre si e a qualquer interferência luminosa externa, alternando sua freqüência vibratória. Cada célula emite uma partícula de luz chamada “quantum de luz” ou “biofótons”.

OBS.: Quando as luzes coloridas entram em contato com a pele, são transmitidas aos órgãos, controlando o sistema endócrino. A excitação é um processo físico no qual impulsos elétricos são enviados ao longo dos caminhos nervosos (através de íons de sódio) à área da hipófise e do hipotálamo, que controlam e regulam as funções vitais.

De acordo com o princípio da ressonância a menor oscilação iniciará o maior efeito, onde os impulsos energéticos das luzes são capazes de corrigir irregularidades celulares, consequentemente, disfunções funcionais. Goeth estudou a influência das cores sobre a parte anímica e sensorial (psiquismo), já que, quando pensamos sentimos e quando sentimos geramos uma determinada energia que se propaga em forma de onda. As ondas emitidas pelo pensamento possuem poderosos efeitos em nosso estado de espírito e no de outras pessoas. Essas ondas têm uma freqüência que corresponde a uma cor.

 

AS CORES E SUAS INDICAÇÕES

VERMELHO - é relacionado aos aspectos físicos da vida. Amor e raiva, alegria e ira se identificam com a cor vermelha. Um espectro vermelho é o que possui maior potencial de penetração. Vermelho é a cor do coração, pulmão e músculos.

Indicação: aumenta o fluxo sanguíneo e é, por isso, indicado em todos os distúrbios circulatórios. Em ferimento sem pus, sem infecções, doenças de pele, tosse crônica, asma, doenças da faringe, anemia e dermatite. Vermelho anima a pessoa falar, agita, traz alegria, estimula o preguiçoso, traz amor ardente.

Contra indicação: psicose, tensão, neurastenia, pressão alta, agressividade, TPM, delírios, esquizofrenia, câimbras, doenças do fígado, vesícula e insônia.

LARANJA - é o símbolo da energia. Transmite sentimento de alegria.

Indicação: pessoas descontentes, pessimistas, psicoses, baixo astral, depressões, medo, arteriosclerose, esclerose cerebral e coronária, auxilia no emagrecimento e na fixação de cálcio, anemia, distúrbios cardíacos, em especial insuficiência cardíaca, estimula ambição, traz força, alegria para trabalhar e calor humano.

Contra indicação: insônia.

AMARELO - é o símbolo da mente e do intelecto. Ele é conhecido como a dor do hemisfério esquerdo.

Indicação: estimula a digestão, fortalece os nervos, estimula o estômago, fortalece o sistema endócrino, doenças crônicas se transformam em agudas. É indicado em todas as doenças do trato digestivo, doenças do fígado e do intestino, pele, alcoolismo e age positivamente sobre o intelecto. É um estimulante geral.

Contra indicação: distúrbios da fala, pressão alta e atraso menstrual.

VERDE - é conhecido como a cor neutra. É relacionado ao poder de amar e ser amado.

Indicação: no caso de catarro nos brônquios, coqueluche, artrite, doenças crônicas, miomas, tumores, cistos, dores nos olhos e diabetes.

Contra indicação: no caso de sadismo, masoquismo, úlcera e diarréia.

TURQUESA - é a cor que acalma, suaviza e desenvolve ternura. As tonalidades mais escuras e claras correspondem à camada externa e interna da alma. Assim, encontramos na camada externa (turquesa escura) os sintomas psíquicos que provocam a imobilização ou estase no inconsciente do ser humano. As pessoas relatam um sentimento de liberação, de calma, sossego, felicidade, respiração profunda e leve.

Indicação: nas doenças infantis, em pesadelos, dentição, problemas vocais e de garganta, agressividade, agitação e esgotamento nervoso.

Contra-indicação: não possui nenhuma contra-indicação acentuada.

INDIGO - é a cor da inspiração, intuição, sossego infinito. É reconhecido como cor fria, que relaxa. A cor da hipófise e do endócrino. Todas as doenças quentes necessitam de índigo, como processos inflamatórios com pus, dores, excesso de sangue, insônia e hemorragias.

Indicação: em impotência e frigidez, age sobre testículo e ovário, menopausa, regula contração muscular dos tendões e dos tecidos para crianças muito agitadas e acne. Traz calma, tranqüilidade e introspecção.

Contra-indicação: não possui nenhuma contra-indicação acentuada.

VIOLETA - é a cor da mente, agindo assim, sobre o subconsciente, traz força mental, espiritual e conscientiza. Fortalece qualquer reação de meditação e inspiração. Age positivamente sobre o baço, estimula o fluxo linfático. É a cor do hemisfério cerebral direito.

Indicação: é bactericida, em doenças parasitárias, aumenta os glóbulos vermelhos, aumenta o ritmo vital, na hipertensão, para problemas de pele, tranqüiliza, atua na formação hormonal, auxilia no metabolismo de cálcio e purifica o sangue.

Contra-indicação: não possui nenhuma contra-indicação acentuada.

ÁGUA SOLARIZADA

Para fazer a água solarizada você pode usar garrafas ou copos coloridos, pintados com tinta vitral ou revestidos com papel celofane. Use sempre água filtrada ou da fonte, não encher até a borda. Coloque a garrafa ou o copo no sol (entre 8:00h e 11:00h) para que a água possa ser energizada. O tempo necessário para energizar a água dependerá da intensidade do sol. (quando o dia está nublado eu deixo a manhã inteira, quando o dia está bom eu deixo por 2 horas). Você pode usar esta técnica com óleo de amêndoas; apenas em tratamentos de uso externo. Ideal é fazer a água solarizada todos os dias, pois algumas cores deterioram-se em pouco tempo. Por exemplo, as cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) deterioram-se em 2 dias; as cores frias podem durar até uma semana se guardadas na geladeira.

TERAPIA BÁSICA DE CROMOPUNTURA

 

Dr. Peter Mandel, fundador da Medicina Esogética, desenvolveu ao longo de trinta anos um sistema terapêutico eficaz e comprovado, onde cores são irradiadas para o corpo através da pele, em áreas puntiformes ou um pouco maiores.

OBS: A palavra “Esogética” é a combinação das palavras Esotérico e Energético. No sentido mais amplo, a palavra “Esotérico” significa o resgate da sabedoria e de filosofias tradicionais antigas e que tratam dos princípios energéticos de todos os processos vitais, ou seja, da energia vital. A palavra “Energética”, por outro lado, tem por base as mais modernas conquistas da tecnologia científica atual, principalmente da bioenergética.

Sabemos que dor e a doença começam muito antes do que imaginamos e que uma das causas mais importantes do desvio da harmonia das células e órgãos é o conceito de estresse causado por conflito. A Medicina Esogética tem uma visão de como as alterações poderiam se desenvolver.Por meio de reações orgânicas:

v     Reação Endócrina: primeiro passo para doenças graves. Não tem sintoma bem definido.

v     Reação Tóxica: defesa do corpo de toxinas ou substância estranha, já aparece um sintoma característico. Ponto intermediário entre endócrino e degenerativo.

v     Reação Degenerativa: paralisação do corpo que cansa de lutar.

Responses

  1. Gostei mto da matéria, me foi de gde valia. Obrigada por compartilhar.
    Abraços,
    Stella Maris


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: