ARISTÓTELES METAFÍSICA

ARISTÓTELES METAFÍSICA

“A Metafísica de Aristóteles explicita os atributos essênciais do ser como ser e seus princípios.”
Ela se fundamenta em torno de algumas questões gerais, a potência e ato, matéria e forma, particular e universal, movido e motor. Para o entendimento desses pontos é necessário demonstrar alguns conceitos desta metafísica, são eles a causa, o elemento e a natureza, esses conceitos se analisados displiscentemente podem parecer a mesma coisa, entretanto uma analise mais profunda mostra a essência distinta desses conceitos.

-A causa:
“Existem causas que são substrato (partes) e outras que são essência(todo), a causa pode ser explicada no sentido de que cada coisa é feita, por exemplo “a hipótese é a causa da conclusão””* . A palavra causa é muita ampla na utilização de seus sentidos, um exemplo disso é que a causa das sílabas são as letras (causa particular) e a causa da estátua é escultor (causa acidental), ou então a causa da estátua é o gesso e o escultor (causa primária e secundária). Em todo caso, “a causa precede o efeito e ela pode ser tomada isoladamente ou em combinação.”*

-O Elemento:
“Componente primário intrínseco a uma coisa e cuja forma é irredutível a outra forma”*. Os elementos são indivisíveis, caso seja tentada a divisão, essa dará origem a partes da mesma forma, exemplo: átomos (desconsiderando-se suas estruturas). Chama-se de elemento o que é pequeno e indivisível(Uno), pode-se supor então a unidade e ponto como os primeiros principios pricipios. “De qualquer maneira, o elemento de cada coisa é o componente primário que inerentemente a constitui”.*

-A Natureza:
a. “A gênese das coisas que crescem”*. Ou seja a fonte primária de crescimento da próprias coisas que tem movimento.
b. “A parte imanente de uma coisa que cresce, da qual provém seu crescimento”*.
c. “A origem do movimento primeiro que é imanente a cada coisa natural em virtude da sua própria essência”*. Natureza também significa crescimento independente, pois possui o seu próprio propulsor de movimento.
d. É também a fonte material qual um objeto natural qualquer é feito, por exemplo estruturais de metais ou móveis de madeira que tem a madeira a sua natureza.
e. “Essência dos objetos naturais”*. No sentido de tipo primordial de composição, a natureza de uma coisa pode ser chamada de essência desta tal coisa.
Por isso é que “a Natureza é a origem do movimento dos objetos naturais, estando presente neles tanto em potência, como em ato”.*

*Todas as citações acimas foram retiradas da obra: Metafísica, Aristóteles.

-Potência e Ato:
A Potência é a possibilidade e o Ato a Ação, que pode originar movimento, o processo de passagem de potência à ato é a atualização.

-Matéria e Forma:
A matéria (prima) e a forma(substância), a mudança de uma para a outra é a mistura de elementos da matéria que forma uma substância.

-Particular e Universal:
“A essência igual de todos indivíduos de uma mesma espécie, deriva da forma”.**
Portanto o indivíduo é o universo particularizado.

-Movido e Motor:
“Da relação entre a potência e o ato, entre a matéria e a forma, surge o movimento. Mesmo que um ser se mova a si mesmo, aquilo que move deve ser diverso daquilo que é movido, deve ser composto de um motor e de uma coisa movida. Por exemplo, a alma é que move o corpo. Eis a grande doutrina aristotélica do motor e da coisa movida, doutrina que culmina no motor primeiro, absolutamente imóvel, ato puro, isto é, Deus”**.

Conclui-se então que Deus é a causa da Natureza, pois nele tudo é Uno, e por consequência o motivo da potência tranformar-se em ato, da mesma maneira a forma em substância e assim o estalo inicial do motor que gerou todo e qualquer movimento no Universo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: