Construindo relação de ajuda

Construindo relação de ajuda

ESCUTANDO
O fato de simplesmente escutar uma pessoa já demonstra interesse de lhe ajudar. Se esta pessoa percebe que o ajudador está inteiro, realmente querendo ouvi-la, então certamente ela vai relaxar e sentir-se confortável para se entregar e desabafar tudo que ela precisava por para fora. Quando a pessoa fala, ela está ouvindo sua própria voz e naturalmente os pensamentos contidos vão se desembaraçando e suas experiências se organizando de forma mais harmônica. Muitas vezes ela mesma por si própria encontra a solução. Escutar é algo muito simples e pode ajudar muitas pessoas.

A arte de escutar atualmente vem sendo perdida. Isto se prova pelo fato da população idosa estar sendo descartada, esquecida e abandonada em asilos. Os costumes de nossos ancestrais (índios), eram de grande respeito aos mais velhos, detentores de conhecimento. Ao final de cada dia fazia-se a grande roda com a fogueira para todos escutarem os velhos índios e sua sabedoria.
Atualmente a juventude atropelou toda essa magia, existindo grande falha na comunicação, sendo esta classificada em 5 níveis de superficialidade: conversa clichê, comentários sobre outras pessoas (fofoca), idéias e julgamentos, sentimento e emoções e comunicação perfeita- (conversa recíproca).

Tudo que o ajudado está dizendo, tem um sentido para ele, é a sua verdade. Muitas vezes o que ele diz, é o que ele precisa ouvir dele mesmo. Para estabelecer uma relação de ajuda é preciso acreditar no ajudado, vendo o mundo com a visão dele. Assim com certeza estamos o apoiado.
Ao captar as mensagens verbais que o interagente passa, é importante reter na memória os aspectos mais importantes do relato. Relacionar comportamentos não verbais com verbais irá ajudar muito mais. A entonação, o ritmo e a altura da voz, são características que indicam muitas coisas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: