O Poder dos Animais – Oráculo

O PODER DOS ANIMAIS NA MAGIA

A presença da simbologia dos animais na magia e nos oráculo

Os animais são utilizados na magia como eliminadores do fluido astral. Muitas feitiçarias eram baseadas na animação obtida de um corpo astral de um sapo. Utilizavam partes de animais e aves em suas poções.
Na Antigüidade, os antigos profetas ofereciam sacrifícios animais para Deus, no candomblé, em alguns cultos afros ainda é utilizada essa forma de energia animal. Nos rituais e cerimônias da Nova Era, a energia dos animais é acessada através da meditação, visualizações, imagem totêmica, não sendo necessário o sacrifício.
A simbologia animal está fortemente presente nos oráculos. Na astrologia, a própria palavra Zodíaco, significa “A Roda ou Caminho dos Animais”, Aries, ou carneiro, é o impulso, o início, corresponde a atividade, a busca da identidade individual; Touro a estabilidade e a busca do valor e do sentido, Gêmeos, muito embora não seja uma figura animal, é representado também por Rômulo e Remo, alimentados por uma Loba, e a Mercúrio, que leva nas mãos o caduceu sobre o qual se elevam duas Serpentes Aladas e também asas nos tornozelos, a versatilidade e a busca da variedade; Câncer, o caranguejo a devoção, e emoção, a fonte do sentimento, da Mãe Primordial, Leão o magnetismo, vitalidade, a busca do ser e da totalidade; Virgem, associada ao Unicórnio, e também a uma Sereia, a um Anjo ou a Deméter, Diana, a deusa dos animais, a praticidade, a busca da análise, Libra, também associada, na astrologia esotérica com a deusa Hathor, vivia sob a forma de uma Leoa (ou vaca), a harmonia, a busca da alma gêmea; Escorpião, também associado a águia e a serpente, a Intensidade, a busca da transformação; Sagitário, o centauro, a integração da natureza animal e a natureza humana, visualização e a busca da sabedoria; Capricórnio, o cabrito, a ambição, a busca dos objetivos; Aquário, seu glifo de duplo sinal, representa, duas serpentes horizontais, ou ouroborus, a serpente que morde a própria cauda, a imaginação e a busca da comunidade, Peixes, a compreensão e a busca da paz.
Alguns místicos acreditam que Moisés vivia na Era de Aries, com seu conjunto de símbolos, dos quais o carneiro era um, e antes dela a Era de Touro, cujo maior símbolo era o próprio animal. O que explicaria a descida de Moisés furioso com o povo que adorava um bezerro. Moisés era representado com duas sarças ardentes em sua testa (o carneiro ? ). Essa passagem, segundo alguns místicos, marca arquetipicamente a transição da Era de Touro para a Era de Áries.
Na astrologia chinesa, todos os signos são animais, o rato, o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a serpente, o cavalo, a cabra, o macaco, o galo, o cão, o javali. O signo é determinado pelo ano de nascimento.
Diz-se que num certo ano novo chinês, Buda convidou todos os animais da Criação para participarem de uma corrida. O vencedor teria uma recompensa. O rato ganhou de todos, porque veio montado na cabeça de um búfalo, chegando em primeiro lugar aos pés de Buda. Para agradecer a todos os animais, Buda ofereceu a cada um deles um ano.
Na astrologia védica Mesha (bode), Vrishabha (touro), Mithuna (gêmeos), Kataka ( caranguejo), Simha ( leão, Kanya (virgem),Tula (libra),Vrischka (escorpião),Dhanus (sagitário),Makara(cabeça de veado e corpo de crocodilo),Kumbha (aquário), Meena (peixes)
O calendário asteca tem o Abutre, Águia, Coelho, Cão, Crocodilo, Jaguar, Veado, Serpente, Macaco, Lagarto.
Na runas os símbolos animais aparecem com Feoh, gado; Ur, bisão; Eolh, alce, Eoh, cavalo.
Na Cabala existem os Caminhos que vão para o Céu (Arvore da Vida). Cada caminho é simbolizado por um animal. O primeiro grupo de caminhos são chamados de Caminhos da Personalidade e os símbolos animais são: o crocodilo, o golfinho, o leão, o gavião, o pavão, o urso e o lobo. No Caminho Da Individualidade ou do Eu Superior tem: o cavalo e o cachorro, o bode e o burro, o escorpião e o lobo. No Caminho do Adeptado: o elefante, rinoceronte, leão, a águia e o escorpião. Nos Caminhos do Espírito: o cachorro, castor, carneiro e coruja, o caranguejo e a tartaruga, o touro. Nos Caminhos da Divindade: o pardal, o pombo e o cisne, a andorinha e o macaco, a águia e o homem. São essas as vinte e duas estradas que correspondem aos arcanos maiores.
Nas cartas clássicas de Tarô pode-se encontrar na Imperatriz um escudo com uma águia, símbolo da sua autoridade, e também a espiritualidade. O imperador também tem um escudo com uma águia de asas abertas. No carro os dois cavalos puxando para direções diferentes, representam a união do positivo e do negativo. A Roda da Fortuna tem um macaco descendo pelo lado esquerdo, e uma criatura subindo pelo direito (há correntes que afirmam ser Tifon ou Grifo, um monstro da mitologia grega), representando o movimento perpétuo do universo em constante mudança e do fluxo da vida humana; acima uma esfinge pousada no topo da roda com garras de leão segurando uma espada, procura manter o equilíbrio. A carta da Força mostra uma mulher segurando um leão pela boca, sugerindo a vitória da suavidade sobre a força, o controle sobre tentações. O pássaro na carta Estrela é o Íbis sagrado do pensamento evidenciando uma nova vida, uma nova promessa. Na carta da Lua os cães atraem a atenção do homem, enquanto o lagostim traiçoeiro está pronto para enganar. No Mundo, nos quatro cantos da carta, os quatro animais angélicos do apocalipse, um homem ou anjo, uma águia, um touro e um leão, sugerindo os quatro elementos água, ar, terra e fogo, que se equilibram para formar a base da vida sobre a terra e a formação de cada dia. No taro Egípcio a simbologia, segue bem semelhante, diferenciando com mais rica simbologia nos arcanos menores.

AMOR – PAZ E LUZ!

LÉO ARTÉSE

Anúncios

Responses

  1. Texto de excelencia incomparável. Parabéns!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: